Pular para o conteúdo
Publicidade

Centro Especializado de Covid-19 em Santarém atende pacientes do Oeste do Pará 

A unidade, entregue oficialmente nesta quarta-feira pelo governador Helder Barbalho, tem 20 leitos exclusivos para tratamento da doença

03/11/2021 às 21h45 · 3 min de leitura
Da Redação 3 min
Da Redação • 03/11/2021 às 21h45

O Centro Especializado de Atendimento à Covid-19 de Santarém, no Oeste do Pará, entregue oficialmente nesta quarta-feira (3) pelo governo do Estado, garante 20 novos leitos exclusivos para tratar a doença, sendo 16 clínicos e quatro de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O novo espaço foi entregue pós o encerramento das atividades do Hospital de Campanha no município.

O governador Helder Barbalho ressaltou que a entrega do Centro Especializado dará continuidade à assistência aos pacientes infectados pelo novo coronavírus em uma estrutura própria, sem comprometer o tratamento de outras enfermidades.

“Contaremos em Santarém com um total de 50 leitos permanentes para a doença, porque além dos 20 disponíveis no Centro Especializado, o Hospital Regional do Baixo Amazonas funciona como retaguarda de leitos, com 20 de UTI e 10 clínicos”, informou.

Além da população de Santarém, o Centro atenderá pacientes encaminhados pela Regulação Estadual, após cadastro e solicitação do leito via Sistema Estadual, de outros municípios do Oeste, que engloba as Regiões de Integração Baixo Amazonas e Tapajós.  Com a unidade de Santarém, já são quatro Centros Especializados entregues pelo Estado para atender casos de Covid-19 no Pará. Os demais estão nos municípios de Parauapebas (Sudeste), Bragança (Nordeste) e Belém (Região Metropolitana).

Avanços– A queda no número de internações no Hospital de Campanha em Santarém, o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado e a necessidade de a Escola Estadual Maria Uchôa Martins (onde funcionava a unidade temporária) voltar às atividades normais, possibilitaram o encerramento das atividades do Hospital de Campanha e a abertura do Centro, que funciona na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Segundo o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, a principal beneficiada do trabalho integrado com o governo do Estado é a população santarena. “Mesmo com a redução da demanda de pacientes, ainda existem casos e precisávamos ter um suporte, por isso é tão importante o novo Centro. O governador é um grande parceiro, com quem podemos contar, e essa união vem transformando a cidade”, assegurou.

Emoção– Os olhos de Maria Lucidéia Lima, 57 anos, do município de Mojuí dos Campos, brilharam ao receber alta médica do Centro Especializado, que, embora tenha sido entregue hoje (3), já havia recebido pacientes desde o final de outubro. Internada desde a última sexta-feira (29) em leito clínico, ela foi uma das primeiras pacientes da unidade a ganhar o abraço acolhedor da família no momento da saída.

“É um alívio! Só sabe quem já passou. Graças a Deus e a esse Centro, que é nota 100, estou saindo. Recebi todo o carinho e atenção. Eles fazem tudo para salvar a vida da gente; dia e noite lutam com a gente. Agora, tenho uma nova vida”, contou Lucidéia, emocionada.

Entre as ações realizadas pelo governo do Estado em Santarém voltadas ao combate à Covid-19 está a implantação do Programa Triagem Pós-Covid no Hospital Regional, com o objetivo de atender pacientes com sequelas da doença; mutirões de vacinação; reforço no envio de respiradores, oxigênio e ampliação do número de leitos clínicos e de UTIs na região, para atender demandas da doença.

Serviço:O Centro Especializado, que funciona na UPA de Santarém, é localizado na Avenida Curuá-Una, s/n, no bairro São José Operário, em Santarém.

Por Giovanna Abreu (SECOM)

Compartilhar
Você também pode noticiar Aconteceu algo na sua região? Envie para o DF Agora.
Enviar notícia

Comentários

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE